Na hora de fazer um bom churrasco a escolha dos cortes é uma das principais etapas, pois pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente.
É de suma importância que você tenha consciência que “não existe carne de segunda quando o boi é de primeira”, frase de autoria do saudoso Marcos Bassi, grande especialista em churrasco. Ou seja, quando o boi é de excelente procedência, a carne terá um altíssimo grau de maciez.
Para ajudar você na escolha de uma boa carne para churrasco, listamos os melhores cortes e mostramos suas vantagens. Confira!
Costela
A Costela especialmente na região sul do país é o corte mais consumido do churrasco, superando a picanha.
Além do excelente custo x benefício a costela tem um sabor único no churrasco, apenas exige paciência.
Para preparar uma boa costela é necessário de 4 a 5 hs de fogo brando a uma distância de 60cm do braseiro para ficar macia e saborosa.
Picanha
A Picanha é talvez uma das mais conhecidas e melhores carnes para churrasco e pode ser preparada de diversas formas.
Pode ser preparada inteira, em postas no espeto, ou em bifes altos na grelha.
Contrafilé
O Contrafilé talvez seja o corte mais democrático do churrasco, a partir dele é possível obter diversos outros cortes, com diferentes sabores e quantidades de gordura.
Entre os mais conhecidos no Brasil, podemos destacar:
Bife de Chorizo
Retirado da parte traseira do contrafilé (mais próxima do centro), o bife de chorizo é um corte para churrasco muito apreciado por nossos vizinhos em toda América do Sul, principalmente os países como a Argentina e o Uruguai.
Possui uma camada de gordura característica que cobre todo o corte e deve ser grelhado na churrasqueira em bifes altos, de no mínimo dois dedos de espessura para preservar a suculência e maciez da carne.
Bife Ancho
O bife ancho também faz parte do contrafilé, está localizada na parte dianteira da peça.
É característico por ter uma ótima quantidade de gordura marmorizada (que fica entremeada na peça), deixando o corte muito saboroso e macio.
Também deve ser preparado diretamente na grelha, em cortes altos e servido preferencialmente ao ponto.
T-bone
O t-bone está localizado na ponta do traseiro do contrafilé (parte que encosta no alcatra) e traz no corte um pedaço do filé mignon, um osso no formato de T (por isso o nome) e o próprio contrafilé.
Assim como o bife de chorizo e bife ancho, fica ótimo grelhado e pode ser uma opção de corte diferente, para variar um pouco das mais tradicionais carnes para churrasco.
Alcatra
A peça inteira de alcatra nos reserva boas opções de carne para churrasco, é dela que retiramos por exemplo a picanha, a maminha e o miolo da alcatra, todos esses cortes ficam excelentes na churrasqueira.
Falando especificamente do miolo da alcatra, é uma carne para churrasco geralmente um pouco mais magra, mas fica muito saborosa grelhada.
Deve ser preparada em bifes altos, com média de dois dedos masculinos de espessura e servida preferencialmente ao ponto.
Também é ótima opção de corte para quem prefere a carne um pouco mais passada, sem perder o sabor e sem ficar dura.
Fraldinha
A Fraldinha é um corte muito saboroso e com excelente custo x benefício, fica localizado próximo do vazio e da costela.
A fraldinha possui as fibras bem longas, deve ser assada inteira no espeto e fica muito macia quando cortada da maneira correta (contra a fibra).
Maminha
A Maminha é uma ótima opção de carne para churrasco, fica localizada na ponta do miolo de alcatra.
Podemos dizer que a maminha é naturalmente menos saborosa que a picanha e o próprio miolo de alcatra, por isso o ideal é assar a maminha inteira na churrasqueira, assim a pequena camada de gordura vai dar mais sabor e maciez ao corte.
Juliano Rodrigues
RIBB`S Churrasco e Delivery
Deixe um comentário