Você tem facilidade para falar de si mesma? Se apresentar, dizer o que faz, revelar suas maiores qualidades e ser querida por todos sem medo de parecer “alguém que está se achando”? Esse MARKETING PESSOAL é super importante, mas muitas vezes ele é prejudicado por esse receio de ser mal interpretada. Porém, com as dicas abaixo, isso tem tudo para não acontecer mais!
LEMBRE-SE: VOCÊ NÃO TEM UMA SEGUNDA CHANCE DE CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO
A maioria das pessoas quer causar uma boa impressão. Sorrir, se mostrar aberta, ser agradável e educada, são pontos importantes para que o outro te veja com bons olhos. Essa é uma chance valiosa de despertar interesse. “No marketing pessoal, a primeira impressão é o que chamamos de “momento mágico”, aquele em que há o primeiro encontro entre as partes. Ele tem que ser bom. Pessoas ‘de cara fechada’ ou de mal com a vida passam uma imagem que depois fica difícil reverter em benefícios”, explica EDUARDO MAROSTICA, PROFESSOR DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DA FGV (Fundação Getúlio Vargas).
De acordo com Marostica, “muitas vezes a pessoa é traída por querer causar uma ótima impressão, e tem rompantes de prometer o que não pode entregar. Além de ficar desacreditada, passa a impressão de ser meramente interesseira, por seus resultados rasos, sem continuidade”. E isso se estende também aos valores que você agrega a si mesma, como mentir que fala outras línguas, ou tem qualidades que não possui, por exemplo.
FALE COM AS PESSOAS JAMAIS DAS PESSOAS
Fofoca não é legal, isso não é segredo para ninguém. Comentar da vida alheia gera uma péssima impressão, mesmo que você esteja se dirigindo a uma super fofoqueira. Sendo assim, saiba a hora de ficar calada, pegar uma bebida, ir ao banheiro ou apenas sorrir. “Ao falar, tenha certeza que o silencio não é melhor”, sugere o profissional.
MANTENHA SEMPRE AS ANTENAS LIGADAS
Pessoas dispersas geralmente causam irritação nos demais. Não só por não estarem prestando atenção, mas por fazerem com que os outros tenham que repetir o que estão fazendo ou falando. Fique esperta, com ouvidos e olhos mais abertos que a boca. Se puder, já chegue informada sobre o contexto e as pessoas. O especialista dá a dica: “interprete o ambiente em que está penetrando. Os ambientes digitais estão aí, use-os para buscar boas informações. Conhecer as pessoas é vital”.
MANTENHA SEMPRE AS PORTAS ABERTAS
Seguindo os quatro passos acima, com um marketing pessoal bem feito, você chega a outro nível muito importante, fruto desse bem sucedido primeiro momento: o marketing de relacionamento. Ele pode ser muito mais duradouro e trazer ótimos frutos para todas as áreas da sua vida. “Mantenha bons contatos, relações sólidas, seja boa com as pessoas”, recomenda o professor. Ele complementa: “Se você queimar uma das etapas anteriores, não chega à última”.
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