Marketing Pessoal

Comunicação não verbal e seu impacto no ambiente de trabalho

Talvez você ainda não tenha percebido, mas a comunicação não verbal reflete nossos sentimentos e sensações. E é por isso que a sua postura pode revelar medo e insegurança, durante um discurso. Mas também autoconfiança e poder.

Um dos elementos fundamentais para o discurso é a voz. Porém, não é a única técnica relevante para falar em público. No ambiente de trabalho, a linguagem corporal é um fator que deve ser levado em conta.

Muitas vezes, nossas expressões falam mais do que as próprias palavras. Por isso, é muito importante estar ciente da sua linguagem corporal ao falar para muitas pessoas, ou mesmo para um único receptor, já que seus gestos e expressões podem prejudicar – ou valorizar – o resultado da sua apresentação.

Linguagem verbal e não verbal

Mas antes, precisamos entender melhor o que é linguagem verbal e não verbal. A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas. Já a linguagem não verbal é aquela que utiliza os gestos e expressões, bem como o próprio silêncio e até símbolos e imagens.

No nosso dia a dia, nosso corpo também emite mensagens em forma de comunicação não verbal ao interlocutor. Por isso é tão importante estar atento à sua postura corporal no ambiente de trabalho.

Impacto da linguagem corporal no trabalho

Imagine que você precisa convencer um investidor ou falar sobre o andamento de um projeto com os seus gestores. Não dá para transmitir insegurança, não é mesmo?!

Pelo contrário, nesses casos, quanto mais seguro você parecer, melhor é para a mensagem que você quer transmitir.

No ambiente de trabalho, sua linguagem corporal começa quando você coloca os pés na empresa.

Ou seja, se você mantém uma postura ereta e elegante, demonstra sua segurança e confiança. Mas se passa o dia cabisbaixo, corcunda, você transmite a imagem de desânimo e despreparo para enfrentar a rotina da empresa.

O mesmo vale para quando vai se apresentar. Posturas mais abertas demonstram que você sabe sobre o que está falando. Já as posturas mais fechadas passam o oposto.

Este é mais um exemplo de como a linguagem corporal pode impactar o seu trabalho.

Pesquisa Amy Cuddy

A linguagem corporal é tão importante que há muitos anos é fruto de estudos.

A psicóloga social americana Amy Cuddy, apresentou um estudo que mostra que fazer “poses de poder”, ou seja, poses que demonstram confiança, pode afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro.

Estas poses, podem, inclusive, impactar as chances de sucesso em uma determinada ação, e têm tudo a ver com expansão. São poses nas quais você se faz grande, se estica e basicamente “ocupa espaço”.

Ao contrário das poses de baixo poder, as poses de alto poder aumentam os sentimentos de confiança, auto-estima, tolerância ao risco, humor, positividade, memória, palavras e conceitos, enquanto reduz sentimentos de medo.

Isto é, estas poses de poder causam uma série de mudanças psicológicas e comportamentais que podem melhorar os resultados em uma situação estressante, como ao falar em público, por exemplo.

Linguagem corporal positiva e negativa

A linguagem corporal pode ser dividida basicamente em dois tipos: positiva e negativa.

A linguagem corporal negativa expressa desconforto, e que algo não está bom para a pessoa.

No ambiente de trabalho, imagine você apresentando uma proposta para um cliente em potencial. Na hora da fala, você fica de braços cruzados, inquieto, desvia o olhar e fica mexendo no cabelo.

Qual mensagem você acha que vai passar?

Exemplos de linguagem corporal negativa:

  • Mão na boca;
  • Lábios contraídos;
  • Desviar o olhar;
  • Coçar o nariz;
  • Franzir a testa;
  • Mãos e pés inquietos;
  • Braços cruzados;
  • Mexer muito no cabelo.

Já a linguagem corporal positiva se dá por expressões corporais que demonstram segurança, autoridade, conhecimento e credibilidade.

Imagine você na mesma reunião de trabalho, mas agora com essa postura positiva. Qual você acha que convence mais o seu cliente?

Exemplos de linguagem corporal positiva:

  • Manter contato visual;
  • Espelhar os gestos do outro;
  • Gesticular com as palmas das mãos voltadas para cima;
  • Postura ereta.

Como melhorar a linguagem corporal no trabalho

Em resumo, a sua linguagem corporal pode mudar a maneira como as pessoas te enxergam.

No ambiente de trabalho, assim como socialmente, você pode adotar algumas práticas para tornar sua linguagem não verbal mais positiva.

  • Fique atento à sua postura. Lembre-se de ficar com os ombros retos e abertos, sem cruzar os braços. Nada de ficar encurvado e com uma posição de derrota.
  • Atenção aos gestos. Eles comunicam mais do que você imagina. Mantenha as mãos e braços na esfera de energia e gesticule de acordo com a mensagem que quer transmitir.
  • Mantenha o contato visual. Olhe nos olhos das pessoas que estão à sua volta, alternando entre elas conforme você fala. Quando você for à plateia, não fique vagando o olhar – isso demonstra desinteresse.
  • Seja natural! A melhor coisa para uma linguagem corporal assertiva são gestos neutros e naturais. Evite montar um personagem e seja você mesmo.

Pratique!

A forma como você se movimenta precisa complementar sua mensagem e não se sobressair à ela.

E aí, não tem jeito. É preciso muito ensaio. Ninguém nasce sabendo exatamente como se portar diante de todas as situações, principalmente quando se trata de falar em público.

Portanto, é preciso praticar muito!

A dica para isso é, sempre que for possível, ensaie sua apresentação, incluindo os gestos que pretende fazer.

Você pode fazer isso em frente a um espelho para se observar ou ainda gravar sua apresentação.

*OHQUEMFALA

Sobre o Autor

Rochany Rocha

Oi! Sou Comunicadora Social, com habilitação em jornalismo, o que me deu oportunidades incríveis de dirigir uma grande rádio, além de trabalhar como assessora de imprensa de grandes instituições públicas e privadas. Como Docente, tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com mais de 2 mil alunos. Já a especialização em Marketing e Jornalismo político me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e hoje, me realizo informando coisas boas para meus leitores.
Sou mãe de dois meninos lindos, que me dão motivação diária para fazer o que mais amo. Quer saber um pouco mais? Então manda um e-mail para blogrochanyrocha@gmai.com e terei o maior prazer em respondê-los. Beijos!!

Deixe um comentário

Clique aqui para deixar um comentário